Um incêndio imóvel pode acontecer quando menos esperamos. Por isso, é essencial atenção, principalmente nesta época do ano.
O inverno é uma das estações preferidas do brasileiro. Afinal, vivemos dias mais frios e noites propícias para vinhos, alimentos encorpados e uma boa conversa com a família e com os amigos.
Entretanto, a busca por um ambiente mais quentinho pode colocar em risco a sua casa, bem como, todas as pessoas que você ama.
Para você conseguir manter o seu lar quente e em segurança, confira o nosso artigo de hoje. Tenha uma excelente leitura!
5 dicas simples de segurança para evitar incêndio imóvel
Primeiramente, sabemos que no inverno o chuveiro sempre é usado no máximo de temperatura. Além disso, os aquecedores, velas e as lareiras também entram em ação.
Todavia, são necessários alguns cuidados para que um ambiente aconchegante e quentinho não se torne uma armadilha perigosa (e até mesmo mortal).
Nesse sentido, veja abaixo 5 dicas para ter a sua casa quente e segura neste inverno. Veja!
1. Cuidado com velas nos ambientes
Atualmente, as velas aromáticas caíram no gosto do brasileiro. Contudo, tome muito cuidado ao usá-las em casa!
Recomendamos que você evite deixá-las perto de cortinas, toalhas de mesa e, principalmente, acesas perto de camas.
Ademais, sempre apague as velas antes de dormir e se você for sair de casa, combinado? Esses itens decorativos são lindos e dão muito requinte ao ambiente, mas exigem bastante atenção.
2. Tenha atenção com lareiras
Sob o mesmo ponto de vista, as lareiras também necessitam de muitos cuidados para garantir a segurança da sua família.
Desse modo, jamais use uma lareira sem a sua telinha de proteção. Bem como, não deixe perto delas móveis de madeira, cortinas e nem tapetes.
Afinal, as fagulhas podem gerar um verdadeiro acidente na sua casa e até mesmo ocasionar um incêndio.
3. Os aquecedores precisam estar dentro dos padrões de segurança
Além disso, o inverno sempre pede um aquecedor no ambiente, não é mesmo? Nesse sentido, caso você opte por um aquecedor portátil, lembre-se de nunca o deixar perto de toalhas de mesa, cortina e outros forros.
Todavia, se você preferir um aquecedor do tipo instalado, deve respeitar todas as normas de instalação. Para isso, conte com um profissional capacitado nesta área.
Ah! Aquecedores a gás exigem um sistema de circulação de ar, portanto, deve ser realizado um pequeno projeto para garantir a segurança do seu lar, combinado?
4. O chuveiro também requer atenção
Conforme comentamos acima, o inverno é sinônimo de banhos super quentes. Por isso, verifique se a sua rede elétrica está funcionando corretamente.
Ademais, a resistência do seu chuveiro precisa ser boa e estar entrando em contato com bastante água. Caso contrário, ela pode queimar e além de ter um banho frio, você se arrisca a passar por um pequeno incêndio no banheiro. Mais precisamente no chuveiro em questão.
5. Nada de ligar vários itens em uma única tomada
Atualmente, utilizamos muitos benjamins em casa. Entretanto, jamais ligue vários dispositivos em um único “T”.
Isso pode gerar uma sobrecarga de energia no item e, consequentemente, ocasionar um acidente no seu lar.
Desse modo, recomendamos que você evite usar mais de dois equipamentos em um único “T”. Bem como, alguns aparelhos nem devem ser divididos com outros. São eles: fritadeira elétrica (Airfrayer), forno elétrico, máquinas de lavar, secadores de cabelo e outros equipamentos que “puxam” bastante energia.
Com essas dicas simples você poderá curtir o inverno com a sua família em segurança e aproveitando uma das estações mais charmosas do ano.
Viu só como algumas medidas simples podem evitar um incêndio imóvel? Se você gosta desse tipo de conteúdo, leia outros posts sobre cuidados em casa no nosso blog!