O pagamento de impostos, principalmente imobiliários, gera muitas dúvidas nas pessoas. Portanto, se você também tem algumas dúvidas sobre o tema, leia o nosso artigo de hoje.
Vamos falar absolutamente tudo sobre IPTU e suas características, para que serve, como ele funciona e também vamos tirar dúvidas referente ao seu pagamento.
Confira e tenha uma excelente leitura!
Saiba agora tudo sobre IPTU
Primeiramente, recomendamos que você já salve esse post na sua barra de favoritos. Assim, não vai perder essa matéria e poderá acessar essas informações sempre que tiver dúvida.
Sem mais delongas, vamos a nossa matéria de hoje!
O que é IPTU?
Antes de mais nada saiba, que essa é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Desse modo, se trata de um imposto direcionado aos donos de propriedades que estão em áreas urbanas.
Atualmente, esse imposto pode ser pago de forma parcelada (durante todo o ano) ou à vista. A prefeitura cobra esse valor anualmente de todos os estabelecimentos comerciais, prédios e também de casas (ou apartamentos) que estão na cidade.
Vale a pena salientar que existe cobrança de IPTU por cada imóvel. Por exemplo, se você tiver três imóveis na cidade, pagará três tributos e não apenas um imposto, deu para entender?
Como é o cálculo desse tributo? Quem precisa pagar esse imposto?
Ao passo que você sabe o que é o IPTU, veja melhor como esse imposto é calculado:
- Valor do metro quadrado da região onde está o imóvel X metragem da área que é efetivamente construída X valor da alíquota do imóvel, que é o valor venal da propriedade.
Conforme comentamos anteriormente, esse imposto deve ser pago por todos os proprietários de imóveis que estão dentro da cidade. Dessa forma, o cálculo é feito anualmente para cada imóvel construído.
O que é melhor: pagar à vista ou parcelado?
Recomendamos que você avalie a sua situação. Se você pode pagar à vista é melhor, afinal ficará livre dessa despesa durante o resto do ano.
Entretanto, se não tem o dinheiro para isso, basta parcelar e sempre pagar o tributo no dia de vencimento.
Se eu não pagar esse imposto, o que pode acontecer?
Infelizmente, a falta de pagamento do IPTU pode gerar grandes transtornos a longo prazo, como leilão e até penhora do seu imóvel.
Além disso, se você não pagar esse valor terá uma dívida ativa no município.
Me esqueci de pagar. Onde pego essas faturas?
Se você se esqueceu de pagar o IPTU deste ano ou de algum ano anterior, não há motivo para pânico. Atualmente, é possível buscar a segunda via desses impostos através do site da sua prefeitura ou no atendimento presencial.
Para isso, entre em contato com a prefeitura e informe que você precisa da segunda via do seu IPTU.
Esse processo costuma ser bem simples e você pode tirar a fatura até mesmo pelo site e pagar em casas lotéricas ou pelo Internet Banking.
Isenção
Em algumas cidades existe a isenção de IPTU para determinadas pessoas. Assim, alguns municípios oferecem isenção desse tributo devido ao valor do imóvel.
Bem como, há cidades em que pensionistas e aposentados têm desconto do imposto ou até mesmo intenção.
Recomendamos que você entre em contato com a prefeitura para saber como funciona o processo de isenção de IPTU aí no seu município, combinado?
Gostou da nossa matéria de hoje sobre IPTU, suas formas de pagamento e características desse imposto? Se gosta de ler sobre imóveis e dicas sobre o assunto acompanhe o nosso site e ative as nossas notificações.