Entenda no nosso artigo de hoje como a taxa de juros SELIC pode impactar a compra do seu imóvel próprio. Acompanhe e se informe sobre o assunto!
Comprar uma casa própria é o sonho de milhões de brasileiros. Afinal, essa aquisição é garantia de um ótimo investimento e segurança.
Entretanto, a concretização desse desejo envolve despesas, pesquisas, negociação e, claro, alguns contratempos.
Desse modo, algo que impacta diretamente na hora de você adquirir o imóvel (principalmente na modalidade de financiamento) é a taxa de juros SELIC.
Pensando em te ajudar a entender melhor este assunto, elaboramos uma matéria completa sobre o tema. Confira e tenha uma excelente leitura!
Entenda melhor a relação da taxa SELIC com a compra de um imóvel
Muitas dúvidas surgem sobre o financiamento imobiliário e como funciona a incidência de juros nesse tipo de compra.
Desse modo, entenda melhor a relação da compra de um apartamento ou casa financiado com a taxa SELIC e saiba quais são as soluções diante desse tipo de situação. Olha só!
O que é e como essa taxa é determinada
De antemão, saiba que a taxa SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Assim sendo, essa taxa de juros é uma das mais importantes da economia do Brasil.
Basicamente, ela incide sobre a quantidade de crédito que está disponível no mercado nacional.
Nesse sentido, é a partir dessa taxação que entendemos se é possível fazer novos investimentos ou se devemos colocar o pé no freio.
O que determina essa taxa é, em resumo, a tentativa do Banco Central para controlar a inflação no Brasil.
Em síntese, podemos afirmar que quando a taxa SELIC está baixa significa que a inflação também está em queda. Ou seja, o poder de compra do brasileiro é alto.
Em contrapartida, se a SELIC está alta (como nos dias atuais) o poder de compra é reduzido e a inflação também está em alta.
Como isso vai impactar a compra de um financiamento imobiliário?
Ao passo que você entende o funcionamento da taxa SELIC, fica claro que quanto mais alta ela está, menor é o poder de compra e, consequentemente, reduz-se também a facilidade para financiamento de veículos e de imóveis.
Nesse sentido, fica mais caro obter linhas de crédito com bancos e demais instituições financeiras. Afinal, o risco de inadimplência é maior quando a taxa SELIC é baixa.
Quais são as possíveis soluções para essa situação?
Para lidar com essa situação, você pode tomar algumas atitudes. Assim, é possível aguardar um alguns meses até que haja a redução da taxa SELIC para só então você buscar um financiamento imobiliário.
Para resumir essa situação, quando a taxa SELIC está em alta o ideal é você contar com a assessoria de uma imobiliária de confiança e realizar uma análise mais criteriosa dos juros.
Dessa forma, você e o corretor podem avaliar se aguardar a compra ou até mesmo fazer um consórcio pode ser uma alternativa mais assertiva neste momento.
Quero comprar um imóvel o quanto antes. Como me organizar?
A Savale Imóveis pode te ajudar na compra e locação de imóveis. Nesse sentido, conosco, é possível entrar em um consórcio ou conversar com a nossa equipe sobre a possibilidade de comprar um imóvel ainda na planta.
Não desistir do seu sonho e entender o que é a taxa SELIC é o mais importante para a compra de um imóvel!
Salve esse post na barra de favoritos para não perder essas informações!