Muitos brasileiros querem realizar o seu sonho da casa própria. E apesar de existirem várias formas de financiar um imóvel, é preciso ter em mente que você precisará desembolsar dinheiro na hora de fechar negócio.
Seja para dar uma entrada em dinheiro, pagar a documentação, ou até mesmo fazer alguma reforma para tornar o local o lar dos seus sonhos. Por isso, é importante criar uma reserva para essa meta.
E para te ajudar a realizar o seu sonho da casa própria, nós separamos algumas dicas. Confira!
1. Calcule quanto você precisa guardar
Logo, se o seu objetivo é comprar um bem de R$ 100 mil, você precisa guardar pelo menos R$ 20 mil.
A primeira coisa que você precisa fazer é saber quanto precisa guardar. De modo geral os especialistas indicam que as pessoas tenham pelo menos 20% do valor do bem, levando em conta que a grande maioria dos financiamentos só financia até 80% do valor.
2. Faça uma vistoria completa nas suas finanças para realizar o seu sonho da casa própria
Se você quer realizar o seu sonho da casa própria, precisará avaliar suas finanças para ver o que pode ser reduzido ou cortado para você guardar dinheiro. Uma boa dica é tentar economizar a ponto que você guardar pelo menos 30% da sua renda por mês.
3. Elimine os gastos desnecessários
Serviço de streaming que você não vê a meses, assinaturas de revistas que você não lê, anuidade de cartão de crédito. Todos esses gastos são desnecessários, e o dinheiro que você está desperdiçando com eles poderia ir para sua reserva.
A verdade é que muita gente mantém essas despesas por preguiça de cancelá-las. Mas, é o seu dinheiro que está em jogo, então faça uma lista de tudo aquilo que você está pagando de forma desnecessária e cancele.
4. Aplique o seu dinheiro para conseguir realizar o seu sonho da casa própria
A gente sabe que ter a casa própria é um sonho que muitos brasileiros querem realizar o quanto antes. E uma das maneiras de fazer isso é aplicar o seu dinheiro em investimentos seguros, de baixo risco, e que tenham uma data de retirada, como é o caso do Tesouro Direto.
Dessa maneira, o seu dinheiro irá se multiplicar sozinho, e será mais difícil gastar essa reserva em coisas desnecessárias.
5. Já tenha em mente quais serão os gastos com a compra do bem
Mais uma das dicas para quem deseja realizar o seu sonho da casa própria é considerar os gastos da compra de bem. Além da entrada para o financiamento, você também precisará pagar, por exemplo, a documentação e os impostos para transferência.
Em média apenas essas despesas representam 4% do valor total do bem. Ainda é preciso levar em conta gastos como condomínio e até mesmo IPTU.
Não deixe de colocar tudo isso na ponta do lápis para evitar surpresas.
6. Tente guardar toda a grana extra que surgir para realizar o seu sonho da casa própria
Você fez o saque imediato do FGTS e também vai sacar o saque aniversário? Daqui alguns meses vai pegar o seu PIS e o 13°?
Se você quer realizar o seu sonho da casa própria o mais rápido possível, aplicar esse dinheiro ao invés de gastar é a melhor solução. Os rendimentos do fundo de garantia e da poupança são mínimos e não compensam.
E acredite, usar essa grana para fazer mais despesas também não é vantajoso. Por isso, se puder, guarde tudo isso. Só gaste se isso representar mais grana para você guardar menos. Um bom exemplo é quitar dívidas onde você está pagando muitos juros.
Esperamos que essas dicas te ajudem a guardar dinheiro e assim realizar o seu sonho da casa própria!