Veja no post de hoje o que é Habite-se e entenda melhor a importância deste documento na hora de você realizar a compra de um imóvel.
Comprar a casa própria é um grande sonho e concretizá-lo exige muita determinação, bem como, conhecimento.
Desse modo, veja na matéria de hoje o que é este documento e entenda melhor a importância do Habite-se para realizar uma compra segura, sem riscos e sem dores de cabeça. Acompanhe a nossa matéria e tenha uma excelente leitura!
Afinal, o que é Habite-se?
Antes de mais nada, saiba que o Habite-se nada mais é que um documento feito pela prefeitura onde o imóvel está construído.
Este documento atesta que o imóvel é seguro e atende a todas as determinações da legislação daquele município.
Em resumo, é um documento super importante e que garante a sua segurança e a segurança de todos aqueles que irão viver em determinada propriedade, seja casa ou apartamento.
O documento também é conhecido por outros nomes, tais como:
- Carta de Habitação;
- Auto de Conclusão;
- Alvará de Utilização;
- Certificado de Conclusão de Obra;
- Ou até mesmo como Auto de Vistoria.
O que importa é ter um papel que ateste a segurança do imóvel e que afirme que ele está dentro dos padrões exigidos pela prefeitura.
Como solicitar este documento?
Para solicitar o documento é necessário ter alguns outros papéis. Bem como, vale a pena ressaltar, que apenas o dono da propriedade ou o responsável técnico pela execução da obra podem solicitar essa declaração.
Veja abaixo quais são os documentos necessários para solicitar a sua Carta de Habitação.
Documentos necessários para essa solicitação
- Comprovantes de quitação de impostos relacionados à obra;
- Atestado do corpo de bombeiros que atesta a segurança dessa propriedade;
- Guias quitadas das taxas da prefeitura para construção;
- Cópias do alvará de construção;
- E também cópia do projeto aprovado pela prefeitura;
- CPF e carteira de identidade do dono da propriedade ou contrato social e CNPJ (caso o dono seja uma empresa);
- Inscrição Municipal e CREA do profissional responsável pela obra.
Dúvidas frequentes sobre o Habite-se
Ao passo que você sabe o que é tal declaração, veja abaixo algumas dúvidas frequentes sobre o assunto e não se esqueça: caso você ainda fique com dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco! Será um prazer te auxiliar nesse processo de aprendizado!
Quanto custa esse documento?
De antemão, saiba que o valor do Habite-se pode variar de região para região e também de acordo com o imóvel.
No entanto, na maioria dos casos, o preço do documento gira em torno de 5% do valor total do imóvel.
Por exemplo: um imóvel que custa R$ 150.000,00 terá um Habite-se em torno de R$ 7.500. Por isso é interessante sempre adquirir imóveis que já estejam dentro da legalidade.
Assim sendo, você não precisará desembolsar esse valor na hora de adquirir um imóvel que não tem regularização adequada.
Demora muito para liberarem o papel?
Sob o mesmo ponto de vista, o prazo para liberação da declaração também pode variar de acordo com cada município brasileiro.
No entanto, o prazo geral é em torno de 30 dias. Algumas prefeituras liberam o Habite-se em menos tempo e outros pedem um pouquinho mais de tempo.
Quero comprar um imóvel. Como saber se ele tem Habite-se?
Para saber se o imóvel que você vai comprar tem este documento, vá até o Registro de Imóveis do município e solicite a Certidão de Inteiro Teor.
Nesta documentação você verá se o imóvel tem ou não essa importante declaração.
A Savale pode te auxiliar!
Na hora de adquirir um imóvel, os corretores da Savale Imóveis vão te orientar sobre todas as documentações necessárias para que a transação seja feita dentro da legalidade e sem nenhuma dor de cabeça para nenhum dos envolvidos nessa operação.
Desse modo, adquira o seu imóvel conosco e evite transtornos. Nossa equipe terá prazer em te auxiliar a comprar ou alugar os melhores Imóveis em Santo Antônio da Patrulha e região.