Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Financiamento SBPE ao buscar por formas de adquirir um imóvel.
Agora, você sabe o que é Financiamento SBPE? Como funciona essa modalidade de financiamento imobiliário ou como solicita-la?
Bom, se a resposta for não, então continue lendo esse post até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é Financiamento SBPE?
O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é uma linha de crédito voltada financiamentos, incluindo de imóveis.
Basicamente você vai emprestar dinheiro de uma instituição financeira para quitar o bem a vista, e depois pagar o valor emprestado para esse empreendimento.
Como funciona o Financiamento SBPE?
O Financiamento SBPE, assim como outras modalidades, possui uma série de regras. E o seu funcionamento é um pouco diferente.
Para começar que essa é uma das modalidades onde pessoas físicas ou jurídicas podem fazer o financiamento. Além disso, os recursos podem ser usados na compra de imóvel novo, usado, em construção (como imóveis na planta) e terreno.
Além disso, o financiamento SBPE também pode ser usada para quem deseja ampliar ou reformar um imóvel. Inclusive, recentemente foi aprovada a possibilidade dos recursos serem usados para a instalação de painéis solares, assim como já acontece nos consórcios.
O prazo máximo de pagamento do Financiamento SBPE é de 420 meses ou 35 anos. Já as taxas de juros podem variar conforma a instituição financeira contratada.
De maneira geral, nessa modalidade, os bancos só financiam 80% do imóvel, isso quando as parcelas são pós-fixadas. Quando as parcelas são pré-fixadas, a porcentagem de financiamento cai para 70%.
Uma dúvida comum envolvendo o Financiamento SBPE é de onde as instituições financeiras retiram o dinheiro para ser emprestado. De acordo com a legislação brasileira, os bancos podem usar os recursos investidos pelos correntistas, nesse tipo de linha de crédito. Mas há um limite de 65%.
Quais são os requisitos para solicitar o Financiamento SBPE?
Se você deseja solicitar o Financiamento do tipo SBPE, saiba que ele também possui uma série de condições. Entre elas estão:
- O solicitante não pode estar negativado (com o nome no SPC ou Serasa);
- É necessário comprovar renda (incluindo autônomos ou MEIs);
- Durante o Financiamento SBPE, o solicitante não poderá vender o bem. Ele só estará disponível para venda depois da quitação total da dívida;
- Existe uma margem de financiamento que precisa ser obedecida. Basicamente, as parcelas do Financiamento SBPE não podem ultrapassar 30% do total da renda familiar.
Além de todas as condições acima, tenha em mente que antes de liberar o Financiamento SBPE, o banco também fará uma avaliação completa do perfil do solicitante.
O objetivo nesse caso é verificar se alguma irregularidade foi escondida, e também se a pessoa possui um histórico credor satisfatório.
Quais os documentos necessários para solicitar o Financiamento SBPE?
Quem deseja solicitar o Financiamento SBPE precisa separar alguns documentos essenciais para a solicitação. São eles:
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Declaração negativa de propriedade do imóvel;
- Solicitação de movimentação de conta vinculada do FGTS;
- Declaração de que o solicitante é isento do pagamento de imposto de renda;
- Permissão para débito em conta do SBPE;
- Comprovante de renda (pelo menos dos últimos três meses);
- Comprovante de residência (com no máximo 90 dias);
Uma vez que você leve todos os documentos para a instituição financeira, será feita a simulação e então avaliação de crédito. Durante esse processo pode ser que outros documentos sejam solicitados.
Se a solicitação for aprovada, o dinheiro será liberado e você poderá usá-lo sem qualquer problema.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!
fabio Silva lopes
outubro 12, 2019O cartório está me cobrando documento de compra e venda(SBPE)…sou obrigado fazer ??
Contato Savale
outubro 29, 2019Fábio, obrigado por deixar o seu comentário aqui no nosso blog. Não entendemos muito bem a sua dúvida, mas referente ao cartório de registro de imóveis, após a assinatura do contrato da Caixa é feito o registro desse contrato no Cartório de Registro de Imóveis, assim você precisa levar esse contrato para registro, pois só assim depois que registrado da agência é que a Caixa vai liberar o valor.
Ludmila Kelle da Silva Peres
dezembro 18, 2019Gostaria de saber para pessoa Juridica, como funciona este processo?
Savale Imóveis
junho 11, 2020O Financiamento para pessoa jurídica só é feito na agência, o correspondente Caixa não consegue efetuar esse processo
Rodrigo Macedo
janeiro 23, 2020Em qual fluxo eu recebo o valor sorrindo de financiamento? Será em função da evolução da obra? Existe liberação ligo no início de algum sinal?
Savale Imóveis
junho 11, 2020A liberação do financiamento da obra é feita de acordo com as parcelas determinadas no cronograma do engenheiro, ficando assim:
O cliente faz cada etapa, é feita uma vistoria e liberado o dinheiro. Isso é feito da primeira até a última. Na última etapa só é liberado se o imóvel estiver totalmente concluído, com averbação na matricula. Primeiro é construído, para depois ser liberado.