Cada vez mais os brasileiros têm buscado diferentes tipos de financiamento imobiliário para conquistar o sonho de ter um lar para chamar de seu.
Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário), apenas no primeiro bimestre de 2019, houve um crescimento de quase 35% na procura por essas linhas de crédito, em comparação a 2018.
Com os bancos reduzindo taxas, e as modalidades dando mais flexibilidade para o cliente, os financiamentos têm se tornados excelentes opções para quem deseja comprar ou construir uma casa.
Contudo, antes de embarcar nesse projeto para realizar o seu sonho, é importante conhecer alguns dos tipos de financiamento imobiliário. Veja abaixo!
Minha casa minha vida
O Minha Casa Minha Vida é um dos financiamentos mais populares no Brasil. Ele pode ser usado tanto para quem deseja comprar um imóvel novo, como em construção (no caso de casas e apartamentos na planta ou na modalidade de aquisição de terreno e construção ou construção em terreno próprio).
- Escrevemos um post falando exclusivamente sobre a diferença entre a Minha Casa Minha Vida e o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. Leia Aqui
Nesse programa, a taxa de juros, juntamente com a porcentagem de financiamento, varia conforme a renda da família. As taxas podem variar de 5% a 8% por ano, e a porcentagem de financiamento pode chegar a 80%.
Carta de crédito/FGTS
Mais um dos tipos de financiamentos imobiliários disponíveis é a Carta de Crédito Individual do FGTS. Um dos diferenciais dessa modalidade é que os recursos liberados podem ser usados para a compra de imóvel usado.
Além disso, essa alternativa também pode ser utilizada para a construção e ampliação de projetos habitacionais. Nessa opção, são contempladas apenas famílias que possuem uma renda bruta mensal de até R$ 7 mil.
Também é necessário que o solicitante cumpra uma série de pré-requisitos, bem como o imóvel.
SBPE
O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) é um dos tipos de financiamento imobiliário mais flexíveis disponíveis no mercado. Ele pode ser solicitado por pessoas físicas, tanto para aquisição de imóvel novo ou usado, bem como na construção.
- Você quer saber mais sobre como funciona o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo? Escrevemos um post completo para você! Leia Aqui.
A taxa de juros ao ano pode ser de dois tipos: de 9,3396% mais Taxa Referencial Nominal ou 9,7499% ao ano mais Taxa Referencial Efetivo. E, até o final do mês de agosto/2019, tem uma taxa promocional de 8,5% ao ano.
Além disso, em 2019 essa modalidade sofreu uma mudança que pode ajudar e muito quem deseja conquistar a casa própria. Agora o limite de financiamento é de R$ 1,5 milhão para qualquer lugar do país.
Consórcios
Os consórcios também são um dos tipos de financiamento imobiliário, mas a dinâmica deles é um pouco diferente. Ele é voltado para pessoas que desejam adquirir o bem a longo prazo, independentemente do valor.
- Está interessado nos consórcios para financiamento imobiliário? Escrevemos um post com as 5 Vantagens de Consórcio Imobiliário
O indivíduo entre em um grupo de cotas que tenha o limite desejado, e então começa a pagar as mensalidades. Para conseguir a liberação do crédito ele precisa ser contemplado em um dos sorteios mensais, ou dar um lance.
Uma vez que a pessoa é contemplada ela recebe uma carta de crédito que pode ser usada na compra de imóvel novo/usado, construção e até mesmo reforma.
Como escolher um financiamento imobiliário?
Na hora de escolher um financiamento imobiliário, o ideal é procurar um especialista no assunto, como um corretor, ou até mesmo ir diretamente no Banco. Existem várias modalidades disponíveis no mercado, com diferentes taxas, prazos e condições.
E é necessário levar em consideração todos esses aspectos antes de optar por um tipo de financiamento. Afinal de contas, você estará assumindo uma dívida a longo prazo para realizar o seu sonho de ter um lar para chamar de seu.
Quer saber mais sobre os tipos de financiamento imobiliário disponíveis? Então não deixe de entrar em contato e veja como transformar o seu sono em realidade.
1 Comentário